O Colégio Desafio nasceu no ano 2002, como fruto da vontade de seu fundador, Leone Alves Resende, em contribuir para o cenário educacional brasileiro, com um ensino de qualidade e excelência que fizesse a diferença. O Colégio, situado na Avenida Mangalô, nº 742, Qd. 6, Lt. 56 – Setor Morada do Sol possui alunos de diferentes faixas etárias, distribuídos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

A primeira turma a se formar foi no ano de 2006 e até o ano de 2014 já contamos com 960 concluintes do Ensino Médio, destes, mais de 70% foram aprovados em vestibulares de instituições de ensino superior estaduais, federais e particulares.

O horário de funcionamento da unidade transcorre diariamente no período matutino e vespertino para atender a Educação básica e no período noturno ocorrem aulas para os cursos de graduação (Ensino Superior), oferecidos pela maior Universidade de Ensino a Distância do País (UNOPAR).

Nesses 13 anos de existência, o Colégio Desafio passou por inúmeras transformações, tanto em sua estrutura pedagógica quanto física. No início de nossa história, a instituição contava com aproximadamente 850 alunos e 14 salas de aula. Atualmente, atendemos 1500 alunos, distribuídos em 30 salas, nos turnos matutino e vespertino.

Esse crescimento deve-se a uma ação pedagógica planejada e executada com responsabilidade, comprometimento e dinamismo de uma equipe capacitada, que faz a diferença. E claro, que tudo isso só se consolida graças à confiança de nossos colaboradores.

Dessa forma, buscamos todos os anos, edificar o nosso compromisso com a formação do ser humano, que ultrapassa os pilares da educação com o aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver. O ser humano precisa ser transformado a tal ponto, em que se torne protagonista da sua própria história.

Visando essa formação, preocupamo-nos também em oferecer um espaço físico apropriado e garantir que a promoção da aprendizagem aconteça de forma satisfatória, pois acreditamos que isso faz a diferença. Nesse sentido, em 2013, ampliamos o prédio com a construção de um mini-auditório, com capacidade de acomodação para 120 pessoas e implantação de recursos áudios-visuais; a construção de mais três (3) salas de aula e a tão sonhada biblioteca, intitulada Estação de Leitura, a qual dispõe de um espaço aconchegante e climatizado para os leitores.

Ao longo desses 13 anos, o Colégio Desafio tem uma história de inúmeras transformações e conquistas e, tudo isso, para proporcionar ao educando um ensino eficiente e inovador.

O projeto pedagógico da instituição visa promover um ensino que priorize a função social do educando. Desse modo, em sua prática pedagógica o Colégio Desafio busca trabalhar valores culturais e morais, integrando elementos da vida social aos conteúdos trabalhados, com o objetivo de promover o ensino de qualidade, pautados na formação integral do aluno, permitindo o acesso ao conhecimento sistematizado e a produção de novos saberes a fim de fazer com que ele (a) se torne um sujeito participativo (a) na sociedade em que está inserido (a).

Com isso, o Colégio possibilita a toda à comunidade um Projeto Político Pedagógico consolidado pela colaboração mútua e o exercício da construção coletiva, para isso, o currículo contempla diversas áreas do conhecimento.

Essa instituição de ensino busca sempre apresentar ao aluno a possibilidade de conhecer as várias formas de expressão do ser humano e de apreensão do que o cerca através da leitura e escrita, portanto, aprender a criar e ressignificar abre um novo mundo tanto para o autor quanto para o leitor. Desse modo, essa materialização linguística da expressão do indivíduo concretiza-se de forma interessante em diferentes gêneros textuais.

A escola deve viabilizar o acesso do aluno ao mundo dos textos que circulam na sociedade e ensinar a manejá-los com eficácia. Esses documentos mencionam, ainda, entre seus objetivos, a competência literária, que se deve explorar e estimular nos alunos, decorrente de uma visão dos textos em geral como modelo de produção. Concebendo o texto literário como patrimônio cultural, situação privilegiada para o exercício imaginário humano, reserva-lhe lugar nas atividades didáticas de escrita e leitura de textos.
(PCNs, 1999)

Mediante essa abordagem, compreendemos que o trabalho com uma variedade de gêneros textuais permite um contato mais sistematizado com diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais informais ou mais formais. Além disso, por meio desse contato, percebemos que a visão de mundo do produtor possibilita a construção de múltiplos universos na mente do leitor.

Por isso, pelo décimo ano consecutivo (2014), a equipe educativa do Colégio Desafio através do projeto do livro Desafio Poético – que reúne uma antologia de tipos textuais – trabalha com os discentes à possibilidade de reflexão e discussão sobre os mais variados temas, levando os alunos a manifestarem suas impressões da realidade moderna por intermédio do texto literário.

A partir desses pressupostos, o colégio, desde 2003, consubstancia-se do fazer poético com os discentes, lançando um livro todos os anos, com produção dos alunos de todas as fases, permitindo-lhes voos surreais que ultrapassam a imaginação, a magnificência do canto e o brincar com as palavras, sejam elas líricas, existenciais ou sociais. O que importa é construir um gosto saboroso pela leitura e escrita.

Assim, acreditamos na importância de se conhecer os gêneros textuais e nas possíveis transformações que eles podem causar no cotidiano dos nossos alunos, uma vez são instrumentos de comunicação que brotam num momento de inspiração e espontaneidade, permitindo, então, a expressão da sabedoria e a extrapolação dos conhecimentos.

Enfim, o livro Desafio Poético é o símbolo, a identidade dessa instituição, da equipe, dos alunos e ainda, dos familiares de nossos alunos.