REGIMENTO INTERNO ESCOLAR
EM SÍNTESE

É de grande importância a participação e apoio dos pais na tarefa educativa da Escola, compreendendo seus objetivos bem como as normas divulgadas e definidas para o ano letivo de 2022.
Ao escolher uma Escola, os pais procuram conhecê-la e fica implícito que, ao matricular seu filho na mesma, concordam com todas as suas normas regimentais que cumprirão, a fim de promover e apoiar o sucesso das atividades escolares desenvolvidas ao longo do ano escolar. As normas seguintes não deverão ser transgredidas em qualquer hipótese por ambas as partes, atitudes fundamentais para o bom desenvolvimento do processo educacional.
Solicitamos que leiam atenciosamente, e ajudem seu filho a conhecer, compreender e respeitar seus professores e sua Escola.
A partir da colaboração dos Senhores Pais, cumpriremos e alcançaremos nossos deveres educacionais e objetivos propostos, promovendo um ensino de qualidade.
Orientações Gerais
Do Colégio aos pais e aos alunos.

Documentação

1. Documentação obrigatória – Os alunos precisam apresentar o Histórico Escolar à secretaria do Colégio trinta dias após a data da emissão da declaração de transferência.

Organização das Turmas
2. Organização de Turmas – As turmas serão organizadas segundo critérios de conveniência pedagógica. Contamos com a compreensão dos responsáveis, evitando interferências. Eventuais pedidos de mudança de período e turmas deverão ser dirigidos ao coordenador, a quem cabe a análise e decisão, considerando a peculiaridade de cada caso e a existência de vaga.
Horários das Aulas

3. Os horários de entrada deverão ser rigorosamente obedecidos por todos;
Para o pleno desenvolvimento das atividades escolares e a formação do hábito da pontualidade, é extremamente importante o respeito aos horários estabelecidos.
Recomendamos aos pais e responsáveis que não se atrasem na entrega de seu filho para o início das aulas, evitando o prejuízo no andamento do trabalho escolar e na motivação para o início das atividades escolares.
Solicitamos que os alunos sejam entregues aos auxiliares e coordenadores no portão de entrada do pátio. Período de Adaptação – Pedimos aos responsáveis, durante a entrega e retirada do aluno, que, nas duas primeiras semanas de aulas, mantenham contato estreito com a Coordenação, definindo suas necessidades e demais solicitações para também divulgarmos todas as orientações a respeito. No caso da impossibilidade dos pais em retirar seus filhos, solicitamos que tal medida seja comunicada pessoalmente ou por escrito à coordenação, devendo constar na comunicação o nome da pessoa que a fará e os respectivos dias.
3.1 O sinal que é dado na entrada indica que os alunos deverão se dirigir às salas. Caso o aluno deseje usar os banheiros deverá chegar mais cedo ou aguardar o segundo horário, visto que as idas ao banheiro, na primeira e na quarta aula, serão restritas;
3.2 Para ter acesso às dependências do colégio, o aluno deve trazer, todos os dias, a carteirinha estudantil. A carteirinha é pessoal e intransferível. Assim, os cuidados e o não esquecimento da carteirinha são de responsabilidade do estudante. É importante lembrar, que essa carteirinha vale como meia entrada em cinemas, shows e outros.
3.2.1 A frequência do aluno será realizada apenas pela apresentação da carteirinha no leitor de código de barras. Caso o (a) aluno (a), não apresente, não será possível o registro de presença, devido ao sistema digital adotado. Ao perder a carteirinha estudantil para registro de frequência, o aluno deverá providenciar a 2ª via imediatamente, na tesouraria do Colégio.
3.3 No período matutino, o horário de entrada é às 7h, tendo 15 minutos de tolerância, e no turno vespertino a entrada é feita às 13h, também com 15 minutos de tolerância.
3.4 O aluno que chegar atrasado (até o 3º atraso) no Colégio permanecerá no portão de entrada sob a supervisão de um funcionário esperando o término da primeira aula, podendo entrar para sala de aula somente na segunda aula.
3.5 São permitidos três atrasos por semestre; no quarto atraso o aluno não terá acesso a sala de aula, nestes momentos específicos e temporários, cumprirá tarefas escolares, atividades de pesquisa ou elaboração de trabalhos dentro do espaço escolar e sob orientação docente. No caso de reincidência com atrasos, os pais serão chamados pela coordenação para tratar do assunto. Diante do fato de que nosso colégio trabalha com o método de avaliação contínua, em que os alunos são constantemente avaliados, quaisquer ausências trazem prejuízos para a média bimestral do aluno.
3.6 Os alunos poderão se ausentar da sala de aula quando houver necessidade de usar o banheiro nos 2º, 3º e 5º horários, mediante a autorização dos professores. Não será permitida a saída dos alunos durante o 6º horário.
3.7 O Colégio não poderá assumir a responsabilidade pela permanência prolongada do aluno após o período das aulas ou fora do seu horário de aula.
3.8 O horário de entrada do turno vespertino será às 13h e o de saída às 17h05min. (para as turmas do agrupamento ao 5º Ano), 17h10min. (para as turmas do 6º ao 8º Ano) e 18h (para as turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental). Depois desse horário, os alunos do turno (exclusivo para as turmas do agrupamento ao 5º ano) têm acompanhamento na salinha de espera até às 18h20min.
3.9 O horário de entrada do turno matutino será às 7h e o de saída às 11h30min. (para as turmas do 1º ao 8º Ano do Ensino Fundamental), 12h15min. (para as turmas do 9º ao 2º Ano do Ensino Médio) e 13h05min. (para as turmas do 3º do Ensino Médio). Os alunos do 1º ao 5º ano têm acompanhamento na salinha de espera até às 12h20min.
3.10 Quanto ao horário das aulas de cada turma, estes serão entregues na primeira semana de aula e deverão ser colados na agenda.

Horários de Funcionamento da Instituição

4. Horário de funcionamento
Secretaria: 7h às 18h
Tesouraria: 7h às 18h
Biblioteca: 10h às 17h

Transportes

5. O transporte do aluno é de inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis. No caso do aluno precisar de serviço contratado pelos pais ou responsáveis, recomendamos que os mesmos informem-se sobre a integridade do serviço e do ambiente no percurso. Reclamações e apontamentos devem ser realizados diretamente com o responsável pelo transporte.
5.1 As saídas culturais organizadas pelo colégio serão feitas em veículos contratados pela Instituição, com o custo específico para tal fim.
5.2 Aos pais ou responsáveis que trouxerem os alunos diretamente ao colégio, solicitamos que atentem-se para não estacionar em lugar impróprio, obedecendo à sinalização e às leis de trânsito e evitando situações desagradáveis com a vizinhança do colégio.

Material Escolar

6. Material Escolar
6.1 Adotaremos o sistema de ensino personalizado pela editora FTD, como material didático.
6.2 É terminantemente proibida a reprodução total ou parcial dos materiais SISTEMA DE ENSINO, sob pena do infrator e/ou seus aliados responderem civil e criminalmente. A escola, por sua vez, em respeito aos autores dos materiais e a Editora, se compromete a observar tais vedações, não incentivando a reutilização, reaproveitamento ou reprodução dos mesmos, conforme rege a Constituição Federal, Art. 5º, inciso XXVII, combinado com a Lei nº 9.610/98, o Código Civil e ao Código Penal Brasileiro.
6.3 Os materiais didáticos devem ser adquiridos até no máximo 15 dias após o início das aulas.
6.4 Os alunos devem portar todos os materiais solicitados pelos professores, sendo que a falta dos mesmos pode acarretar prejuízos ao bom rendimento no processo de aprendizagem;
6.5 Os alunos não deverão trazer para o colégio nenhum objeto estranho às atividades pedagógicas;
6.6 Os materiais escolares devem ser identificados com nome, série e turma, e devem também, ser bem guardados, evitando, assim, extravios e outros transtornos. Em caso de desaparecimento de tais materiais, o Colégio não se responsabilizará;
6.7 A squeezer (garrafa para água) faz parte do material escolar diário, de todos os alunos (da Educação infantil ao 3º ano do Ensino Médio). Atenção: O Colégio não disponibilizará copos descartáveis.

Agenda Escolar
7. A agenda faz parte do material do aluno. Será usada diariamente para anotações gerais, e para arquivar os comunicados encaminhados pelo Colégio. As comunicações entre o Colégio e a Família serão feitas através da mesma. Assim, as folhas destinadas à comunicação entre pais e escola não devem ser destacadas;
7.1 Os alunos da educação infantil ao 9º ano receberão a agenda escolar personalizada da escola.
7.2 Circulares da Secretaria ou da Direção em Geral serão enviados normalmente através do (a) aluno (a), salvo se for específica de cada curso ou classe.

Uniforme

8. Uniforme padronizado – É obrigatório, para todos os alunos, o uso diário do uniforme, conforme o modelo oficial definido pelo Colégio. Far-se-á saber que os modelos de uniformes serão distintos (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) da seguinte forma:

Educação Infantil ao 4º ano – Camiseta oficial e short do colégio para os meninos e, no caso das meninas, será oferecida a opção short-saia. O uso da calça do colégio será opcional para estas turmas.

5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio – Camiseta oficial e calça jeans ou calça do colégio.

Atenção! O uso da calça do colégio é obrigatório para as aulas de educação física do 6º ao 3º Ano do Ensino Médio. O aluno deverá estar devidamente uniformizado (camiseta oficial, calça do colégio e tênis) para as aulas educação física.

O uso do agasalho personalizado do colégio é obrigatório para todos os alunos em tempo de frio.

Obs.: Não será permitido o uso de outros agasalhos, mesmo que estejam sobre os ombros ou amarrados na cintura.

Não será permitido o uso completo da roupa do balé durante as aulas teóricas. Será autorizado apenas o uso do collant no lugar da camiseta de uniforme. Exclusivo para as alunas do agrupamento ao 5º Ano do Ensino Fundamental. A parte de baixo continuará a opção de saia-short ou short-saia. O uso da saia é restrito para as aulas práticas de balé.
Obs.: Usar a meia calça exclusivamente nas aulas práticas de balé para obter maior durabilidade, evitando danos durante o intervalo e as aulas práticas de educação física.

As vestimentas serão verificadas na recepção e, em casos de descumprimento de quaisquer itens acima, os alunos serão encaminhados à coordenação para as devidas providências.

8.1 Não será permitido ao aluno usar uniforme pichado ou modificado, com bordados, pinturas, etc.
8.2 Não será tolerado o uso de blusões ou qualquer objeto que simbolize torcida organizada nas dependências do colégio;
8.3 Não é permitido o uso de bonés, toucas, chapéus, chinelos, calças coloridas, rasgadas e adereços extravagantes que desviem a atenção dos estudos.
8.4 Todos os alunos devem estar devidamente uniformizados 15 dias após o início das aulas.

Avaliações

9. Avaliação – Ao aluno cabe a obrigação de estar sempre em dia com o estudo do conteúdo. O colégio não se responsabilizará por provas perdidas a não ser nos casos do item: 2ª Chamada das Avaliações;
9.1- Durante as avaliações não será permitido ao educando comunicar-se com os colegas, solicitar ou emprestar qualquer tipo de objeto (como: lápis, borracha, caneta, dicionário, livro literário), consultar qualquer material que não tenha sido previamente autorizado pelo professor, copiar respostas de outro aluno e repassar as respostas para os demais sob a penalidade de ter sua avaliação recolhida pelo professor e a sua nota anulada (zerada).


2ª Chamada das Avaliações

10. Avaliação Substitutiva – Os alunos que perderem as provas só terão direito a uma segunda, mediante a apresentação de atestado médico ou pagamento de taxa;
10.1 O aluno deve requerer (até 48 horas antes da aplicação da 2ª Chamada) na coordenação, mediante atestado médico, a prova ou o teste que perdeu. Não deferiremos requerimentos apresentados fora do prazo e sem justificativas.

Simulado

11. Simulado – Em 2022, os simulados bimestrais não terão custo adicional para os alunos do 9º ano ao Ensino Médio.
11.1 O simulado terá o valor máximo de 2,0 pontos extras e a nota será calculada conforme a quantidade de acertos a cada bimestre para as turmas do Ensino Médio, e cada semestre para as turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental.
11.2 A nota obtida será distribuída igualmente entre todas as disciplinas cursadas pelo educando exceto a disciplina de redação.
11.3 O simulado de redação será avaliado de 0 a 2,0 pontos, conforme o desempenho alcançado a partir da proposta e requisitos da produção textual solicitada. A nota obtida será utilizada exclusivamente para a disciplina de Redação.
11.4 Os alunos do 2º ao 8º Ano do Ensino Fundamental, farão o simulado semestralmente no horário das aulas. A nota será calculada conforme a quantidade de acertos podendo atingir o valor máximo de 1,0 ponto extra na nota do bimestre, para as disciplinas de português, matemática, geografia, história e ciências, apenas para as turmas a partir do 6º ano será incluso também para a disciplina de inglês.

Feira de Ciências

12. Feira de Ciências – As turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º Ano do Ensino Médio participarão anualmente da Feira de Ciências, no valor de 0 a 2,0 na nota do bimestre e 0 a 1,0 ponto extra para os projetos selecionados totalizando até 3,0 pontos. A exposição dos projetos selecionados ocorrerá no sábado e haverá uma premiação especial para o 1º lugar.
As turmas do 6º Ano também participarão anualmente de uma feira de ciências exclusiva da série, porém esta ocorrerá durante o horário das aulas. O professor avaliará os projetos conforme a nota disponível no bimestre (dentro dos 2,0 pontos destinados às atividades diversas).
Aulas de Reforço

13. Aula de reforço – As aulas de reforço e específicas terão custo adicional, isto é, não estão inclusas no valor da mensalidade.
13.1 Para as turmas da 1ª fase do Ensino Fundamental (1º ao 3º Ano) será oferecido um reforço especial em leitura e interpretação textual. Os professores da turma que indicarão os nomes dos alunos que deverão participar, e estas aulas não terão custo adicional.
13.2 A data de início ainda será definida e, posteriormente, informada aos responsáveis.

Promoção, Progressão e Retenção

14. Critérios de Avaliação, Promoção, Progressão e Retenção
Os Critérios de Avaliação, Promoção, Progressão e Retenção serão avaliados continuamente no aspecto de participação e comportamento, e ainda através do caderno, trabalhos, tarefas e avaliações com os seguintes pesos de notas:

Trabalhos/ tarefas/ caderno/ participação/ seminários (podendo ser uma única atividade neste valor ou várias para compor o valor total da nota) – 2,0 pontos
Teste Bimestral – 3,0 pontos
Avaliação Bimestral – 5,0 pontos
Estes itens comporão a média no findar de cada bimestre letivo, em que os resultados serão entregues aos pais.
A média mínima para promoção é 6,0. No caso do aluno não atingir esta média, será necessário fazer a recuperação bimestral conforme item 15.
14.1 Progressão – O aluno que não atingir a Média Anual em uma ou duas disciplinas após as recuperações bimestrais será aprovado, porém, deverá cursar a progressão para garantir a sua promoção para a série/ano seguinte. Quanto ao horário da progressão de cada turma, este será entregue na semana que antecede o início das aulas de progressão e deve ser colado na agenda. O resultado da progressão será divulgado em até 30 dias após o encerramento das aulas.

A PROGRESSÃO ACONTECERÁ DURANTE CINCO (5) SÁBADOS SEGUIDOS e deverá ser quitada em parcela única, no valor de R$ 410,00 (1 matéria) ou R$ 440,00 (2 matérias), conforme a situação pedagógica do educando.

14.2 Retenção – O aluno que não atingir a Média Anual em três disciplinas ou mais após as recuperações bimestrais será retido na série/ano que cursou.


Recuperação

15. Recuperação – A recuperação ocorrerá bimestralmente. As provas de recuperação no valor de 3,0 pontos não serão antecipadas. O aluno terá direito a uma 2ª chamada apenas com atestado médico.
15.1 Os alunos que tiverem 25% de faltas computadas no final do ano letivo ficarão para recuperação, podendo até serem reprovados.

 

 


Pais e / ou responsáveis

16. Pais e responsáveis – O Colégio terá o prazer em receber aos pais, porém solicitamos a compreensão dos mesmos quanto à necessidade de se agendar horários, devido à rotina diária de trabalho dos funcionários, especialmente da coordenação e direção.
16.1 As reuniões com os pais são previamente marcadas e comunicadas via agenda e constam nos informativos disponíveis no site do colégio. É absolutamente indispensável a presença de pelo menos um dos pais ou responsáveis na reunião bimestral para obter informações sobre o rendimento escolar do educando.
16.2 Ao final de cada bimestre emitiremos um boletim de resultados bimestrais que será entregue no plantão pedagógico e deverá ser apreciado pelos responsáveis juntamente com os filhos.
16.3 Ter o conhecimento e ciência das comunicações enviadas durante o ano, assinando os bilhetes da agenda, sempre que solicitados;
16.4 Os pais ou responsáveis também deverão assumir quaisquer prejuízos causados por seus filhos, caso venham a danificar ou destruir materiais escolares dos colegas;
16.5 Os pais e/ou responsáveis deverão se responsabilizar pelas bicicletas de seus filhos, orientando-os a colocá-las no local adequado (bicicletário) e trancá-las com cadeado;
16.6 Sugerimos aos pais e responsáveis dos alunos do Ensino Médio que acompanhem os horários extras (turno vespertino) dos filhos que estiverem fora de casa (verificar o horário no cronograma do Ensino Médio).
16.7 Se for necessária a permanência dos pais no colégio, estes deverão manter seus filhos próximos de si e sob seus cuidados.

16.8 A fim de resguardar nossos alunos, o colégio manterá os portões fechados após o horário de entrada e saída. Assim, não será permitida a permanência de pais ou responsáveis dentro da escola durante o período das aulas.

16.9 Crianças ou adolescentes que não forem alunos, só poderão permanecer no ambiente do colégio, se acompanhados por seus pais ou responsáveis, ou convidados para finalidades específicas.

16.10 O Colégio não fornecerá endereços ou telefones de seus alunos, funcionários e professores sob qualquer alegação, respeitando assim o direito de privacidade dos mesmos.
16.11 A atualização de endereço e telefones na secretaria é a garantia de uma comunicação rápida entre a escola e a família.
16.12 Cabe aos responsáveis manter postura adequada e atitudes de respeito com quaisquer funcionários da escola, pois não será tolerado qualquer ato de desrespeito verbal ou físico.
16.13 Os pais ou responsáveis deverão enviar seus filhos à escola com uniforme completo;

Armários

17. Armários – As turmas do Ensino Médio terão na sala de aula um armário que poderá ser utilizado para guardar os seus pertences. O armário será obrigatoriamente compartilhado entre 2 (dois) alunos, sendo que estes deverão adquirir o cadeado e cada um deverá ter a sua própria chave.
17.1 Em hipótese alguma, será permitida a quebra do cadeado, visto que essa ação danifica o armário.
17.2 Em caso de danificação do armário, o uso do mesmo ficará suspenso.
17.3 É proibida a fixação de adesivos ou qualquer papel colante no armário.
17.4 O colégio não se responsabilizará por quaisquer materiais que sejam furtados, perdidos ou danificados, pois os mesmos são de inteira responsabilidade da dupla de alunos, que juntos deverão zelar, organizar e guardar os materiais com atenção e de forma organizada além de manter o armário sempre trancado.
17.5 No início do ano o coordenador da turma entregará um termo de ciência com as condições para o uso do armário. Este documento deverá ser assinado pelos alunos e seus respectivos responsáveis para que seja concedida a autorização para a utilização do armário.

Achados e Perdidos

18. Achados e Perdidos – Todo o material deve vir registrado o nome, a série e a turma do aluno. É imprescindível a identificação nos uniformes através de meio indelével e que não modifique o modelo oficial. O material perdido que for encontrado por algum responsável do colégio será devidamente recolhido e guardado no depósito. Não podemos, entretanto, assumir a responsabilidade de encontrar o material perdido pelo aluno. Por esse motivo, solicitamos a orientação contínua de cuidar do próprio material e também vigilância, a fim de evitar que os alunos tragam para a escola qualquer material de valor.
18.1 Itens encontrados abandonados ou sem identificação serão recolhidos ao final de cada período. No depósito permanecerão até serem solicitados pelos pais na coordenação por um período de 30 (trinta) dias; após esse prazo poderão ser doados.
Horário de funcionamento da sala de “Achados e perdidos”: 12h (turno matutino) e às 17h15min. (turno vespertino) e nos horários de intervalos das aulas.
Direitos do Aluno

19. Constituem Direitos do Aluno:
• Ser respeitado por seus educadores;
• Expor as dificuldades encontradas nos trabalhos em qualquer disciplina, área de estudo ou atividade,
e receber dos professores tratamento adequado;
• Usufruir dos benefícios que o colégio lhe proporcionar;
• Ser assistido pelos serviços mantidos pelo colégio;
• Frequentar e usar as dependências do colégio, de acordo com as determinações da direção;
• Ter liberdade de expor suas ideias.


Dicas para estudar melhor

20. Estudar em casa
• Afastar-se das fontes de “ruídos” (rádios, TV, CD, computador etc)
• Ficar longe dos barulhos e das conversas da casa;
• Conservar em boa ordem e em dia os cadernos, livros e outras fontes de consulta;
• Organizar o horário semanal de estudo;
• Fazer um trabalho por vez;
• Fazer exercícios semelhantes tantas vezes quantas forem necessárias para entender o conteúdo;
• Fazer intervalos de tempo em tempo;
• Estudar o conteúdo antes de fazer a tarefa escrita;
• Estudar o conteúdo no mesmo dia em que foi trabalhado na sala de aula;
• Organizar sua mesa de estudo com todo o material necessário para evitar o levantar a todo instante à
procura de algum material;
• Evitar estudar deitado ou recostado, porque estas posições mandam ordem de repouso para o cérebro, com isso você fica sonolento e com preguiça;
• Trazer as dúvidas para o professor, em sala de aula (dúvida acumulada é como bola de neve);
• Não deixar para estudar o conteúdo só na véspera de prova, estudar um pouquinho todos os dias;
• No horário de estudo evitar visitas à geladeira, banheiro, janelas;
• Só atenda ao telefone se for de extrema urgência; caso contrário, fale para alguém atendê-lo e dizer que você retornará mais tarde.

Deveres do Aluno

21. Constituem Deveres do Aluno:
21.1 Frequentar com assiduidade e pontualidade as aulas e atividades oficiais promovidas pela escola, devidamente uniformizado; participar de todos os trabalhos escolares tendo consigo o material necessário às atividades – o colégio não fará ligações para que os responsáveis tragam materiais esquecidos pelo educando;
21.2 Possuir o material exigido, mantendo livros, cadernos e demais objetos escolares devidamente cuidados, não se responsabilizando a escola por eventuais perdas e danos; 21.3 Realizar as tarefas escolares de acordo com as devidas orientações e apresentá-las na data determinada pelos professores. Semanalmente, os alunos do 4º ao 8º Ano do Ensino Fundamental receberão o roteiro de atividades; e os alunos do 9º Ano ao 3º Ano do Ensino Médio, receberão os listões.
21.4 Levar aos pais e/ou responsáveis as comunicações do colégio e trazê-las devidamente assinadas (quando for o caso), no prazo determinado.
21.5 Acatar a autoridade e tratar com civilidade e respeito a direção, coordenação, professores e demais funcionários do colégio, exercendo seu espaço de diálogo e negociação;
21.6 Colaborar na conservação do prédio, do mobiliário escolar e de todo material de uso coletivo, colaborando também para a manutenção de boas condições de integridade e limpeza do prédio e dependências da escola, assumindo a responsabilidade por danos causados aos mesmos;
21.7 Os representantes devem ser tratados com respeito pelos demais colegas de sala e ainda devem receber o apoio de toda a turma para garantir a realização de suas atribuições. São elas:
• Ser porta-voz entre sua classe e a coordenação.
• Ajudar os professores na fiscalização do mapeamento e sempre que possível passar para a coordenação os nomes dos alunos que não cumprem o mapeamento.
• Ajudar, orientar e cobrar da classe a organização e limpeza.
• Ter controle com a pasta de ocorrência e diário de sua sala.
• Ser imparcial na hora de encaminhar os alunos à coordenação.
• Estar sempre em comunicação com o professor representante da turma.
• Comunicar semanalmente a coordenação sobre o comportamento da turma, indicando os nomes de cada aluno.
• Sempre que possível passar para a classe sobre as datas de trabalhos, testes e avaliações.
• Passar sempre os alunos faltosos para o coordenador de sua turma.
• Alertar os professores sobre os alunos que pedem para sair da sala em todas as aulas.


Restrições ao Aluno

22. É restrito ao Aluno:
22.1 Promover, em nome do colégio sem a autorização da direção, sorteios, vendas, coletas ou subscrições, reuniões, festas, excursões, e outros, dentro ou fora do colégio.
22.2 Comparecer ao colégio com a confirmação de doenças infectocontagiosas, pois se faz necessário o zelo pelo bem estar dos demais.
22.3 Tentar ou impedir a entrada de colegas no colégio ou convidá-los à ausência coletiva;
22.4 Assistir aula em outra turma mesmo que seja da mesma série que o educando esteja cursando;
22.5 Desrespeitar a imagem do colégio, dentro e fora dele; 22.6 Participar de movimentos de indisciplina coletiva;
22.7 Ocupar-se durante a aula com qualquer trabalho estranho às atividades escolares;
22.8 Portar objetos que ofereçam perigo a si e a outrem, tais como: faca, estilete, explosivos e outros;
22.9 Fumar, ingerir bebidas alcoólicas, energéticas e outros, nas dependências do colégio, imediações ou durante as excursões pedagógicas;
22.10 Portar ou induzir outros o uso de substâncias que possam causar dependência física ou psíquica; 22.11 Permanecer alheio aos objetivos propostos em sala de aula;
22.12 Movimentar-se pela sala sem a autorização do professor;
22.13 Ausentar-se do colégio ou sair da sala de aula sem autorização;
22.14 Rasurar, violar ou alterar documentos ou materiais alheios;
22.15 Assinar por seus responsáveis legais;
22.16 Usar tênis com rodinhas nas dependências do colégio.
22.17 Namorar nas dependências do colégio e nas imediações. Não será permitido que namorados estudem na mesma turma.
22.18 Manusear o aparelho celular no horário das aulas, dentro ou fora da sala de aula, pois durante as aulas o celular deverá ficar desligado inclusive nos momentos das trocas de professores/disciplinas. Caso isso ocorra, o aparelho será recolhido e permanecerá com a coordenação, sendo devolvido pessoalmente aos responsáveis pelo aluno. Haverá ainda a aplicação de uma penalidade.
22.19 Usar as tomadas do colégio para realizar recargas em aparelhos eletrônicos;
22.20 Utilizar materiais que não estejam de acordo com os objetivos pedagógicos da escola. Portanto, quaisquer dispositivos de vídeo ou áudio portáteis, incluindo: celulares, iPod, tablet, games… que desviem a atenção dos estudos serão retidos no colégio até a vinda do responsável para tratar da questão junto à coordenação ou direção. 22.21 Postar vídeos, fotos ou comentários na internet usando o uniforme do colégio de forma a denegrir a imagem do mesmo. Cometer cyberbullying (quando um aluno persegue, humilha ou gera constrangimento a outros no ambiente virtual). Os crimes são cometidos em blogs e comunidade virtual (como o facebook, instagram e outros);
22.22 Tirar fotos e fazer vídeos de qualquer espécie dentro das dependências do colégio, salvo quando autorizado pelo professor e constar na proposta pedagógica da atividade. Descumprir essa norma pode constituir crime contra a imagem, honra e reputação da instituição e das pessoas da comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e pais).
22.23 Referir-se aos colegas por apelido, pois tal atitude causa constrangimento, configura bulliyng e prejudica o bom relacionamento entre os alunos;
22.24 Portar livros, impressos, vídeos, áudios, gravuras ou escritos de qualquer gênero, impróprios à sua instrução ou aos bons costumes;
22.25 Utilizar-se de livros, cadernos ou qualquer objeto dos colegas, sem autorização destes, responsabilizando-se por danos causados;
22.26 Realizar comemorações (aniversários de alunos, professores ou outros) e lanches coletivos. Fica vedado ao aluno trazer alimentos (bolos, salgados, doces, tortas, refrigerantes e outros) para este tipo de confraternização que não consta no Calendário Escolar.
22.27 Pedir material emprestado na porta de outras salas, importunando o andamento da aula, especialmente em data de realização de atividades avaliativas. Cada aluno deve portar os seus materiais pessoais solicitados na lista de materiais no início de cada ano letivo;
22.28 Permanecer na porta das salas na troca de professores.
22.29 Permanecer nas portas das salas em horário de aula a fim de não interferirem no processo disciplinar do colégio. O aluno que descumprir com essa norma será encaminhado à direção ou coordenação pelo representante e/ou professores. É preciso estar atentos quando saírem das salas para: banheiro, bebedouro, aula de educação física, recreio e outros. Sobretudo porque os recreios acontecem em horários diferentes, é preciso respeitar as turmas que estiverem tendo aulas;
22.30 Após o recreio, os alunos deverão aguardar o professor dentro da sala de aula. Após a entrada do professor não será autorizado o acesso de alunos para a respectiva aula;
22.31 Correr durante o recreio, pois isso pode provocar graves acidentes; O conceito de intervalo é propiciar um momento de descanso e de lanche para os alunos, portanto toda e qualquer recreação neste momento deverá ser cooperadora do objetivo de descansar a fim de que os alunos retornem para a classe em condições de aproveitarem as próximas aulas. Qualquer desordem ou desrespeito verificada será tratado no ato, podendo resultar no término da brincadeira ou jogo, no afastamento dos envolvidos ou na aplicação de medidas disciplinares previstas. 22.32 Mascar chiclete na sala de aula;
22.33 Lanchar (balinhas, refrigerantes, sucos, salgados, bolachas e outros) durante o horário de aula;
22.34 Descumprir o mapeamento de sala. A mudança de lugar só será permitida com autorização da coordenação.
22.35 Sentar nas mesas ou nos braços das cadeiras;
22.36 Usar pincel atômico nas dependências do colégio;
22.37 Gravar nas paredes, pisos, carteiras e demais equipamentos, escritos ou desenhos.
22.38 Fazer qualquer tipo de comércio dentro dos limites da escola, tais como vendas ou trocas.
22.39 Agredir verbalmente e/ou fisicamente quaisquer que sejam as pessoas nas dependências do colégio;


Pasta de Ocorrência

23. Pasta de ocorrência – é um documento em que são registradas, diariamente, pelo professor, informações sobre o comportamento do aluno.
23.1 A pasta de ocorrência fica sob o controle da coordenação para o sucesso do aluno e, caso o responsável queira saber sobre as informações contidas na mesma, deve procurar o coordenador responsável pela turma.


Penalidades

24. Penalidades:
O aluno que não evidenciar comportamento condizente com as exigências desta Instituição de Ensino e, quando todos os recursos de aconselhamento por parte da coordenação, direção e colegas auxiliares se esgotarem, serão aplicadas as sanções:
I- Advertência oral;
II- Advertência escrita;
III- Suspensão. A suspensão implica em afastamento do aluno da sala de aula, em momentos específicos e temporários, cumprindo tarefas escolares, atividades de pesquisa ou elaboração de trabalhos dentro do espaço escolar e sob orientação docente.
IV- Termo de Compromisso;
Nos casos de advertência por escrito ou de suspensão, os pais serão chamados ao colégio para tomarem ciência dos fatos ocorridos.


25. NORMAS ESPECÍFICAS À EDUCAÇÃO INFANTIL E AO ENS. FUNDAMENTAL 1 (do 1º ao 5º ano)

Lanche Escolar
O lanche poderá ser trazido de casa ou adquirido na cantina da escola. Nas primeiras duas semanas, considerada a fase de adaptação do aluno do Curso de Educação Infantil, sugerimos que cada aluno traga seu lanche de casa não provocando, assim, muitas mudanças no cotidiano dos alunos.
Solicitamos que os senhores enviem as observações ao professor por escrito (através da agenda), em caso de indisposição ou qualquer proibição de alimentos.

Aniversários
Aos responsáveis que desejarem festejar o aniversário de seu(s) filho(s) durante o horário escolar, deverão agendar diretamente com a coordenação, com 10 (dez) dias de antecedência, para os preparativos necessários. Os senhores deverão providenciar bolo, salgados, refrigerantes e descartáveis. Após o término do evento os responsáveis devem reorganizar a sala da forma que se encontrava antes da festa.

Dia do Brinquedo
O dia do brinquedo é estendido aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1, apenas às sextas-feiras. O brinquedo poderá ser utilizado apenas no intervalo das aulas (recreio). Os alunos não poderão trazer patins, bolas, bicicletas, aparelhos eletrônicos ou brinquedos que tenham alto valor financeiro e emocional.

Avaliação – Educação Infantil
A avaliação do Curso de Educação Infantil fundamenta-se na observação permanente do comportamento expresso pelo educando em diferentes situações oferecidas no cotidiano escolar.
Os resultados das avaliações serão expressos através de relatórios entregues bimestralmente, informando-os a respeito dos progressos e dificuldades apresentados pelo aluno, importantes aspectos para a melhor compreensão das necessidades individuais de cada aluno e de seu respectivo desenvolvimento.
Na Educação Infantil, a aprovação terá por objetivo a análise da existência de maturidade, prontidão e das condições básicas para a continuidade nas próximas séries.

26 . Regime especial de aulas não presenciais – REANP

26.1 Se, em razão de norma jurídica emitida pelo Poder Público competente, os serviços educacionais não puderem ser realizados de forma presencial nas salas de aula do Colégio ou forem necessárias alterações e adaptações dos programas, currículos e calendários escolares no curso do ano letivo, poderá o Colégio prestar os serviços educacionais por meio de tecnologias de ensino à distância, através de Recursos Educacionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, plataformas digitais e outros recursos pedagógicos, educacionais e tecnológicos, a critério do Colégio, em formatos alternativos ou complementares.

26.2 São válidas as mensagens eletrônicas trocadas em canais institucionais, como e-mails e mensagens de celular, informações disponibilizadas no portal educacional (site), bem como as demais comunicações eletrônicas.

26.3 Será ofertado, orientação técnica capacitada, ensino através de aulas e demais atividades educativas, como exercícios e avaliações, nas salas de aula ou em locais que o Colégio indicar, inclusive com adoção de Recursos Educacionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, plataformas digitais e outros recursos pedagógicos, educacionais e tecnológicos, em formatos alternados ou complementares, tendo em vista a natureza do conteúdo e da técnica pedagógica que se fizerem necessários.

26.4 As atividades escolares serão ministradas em salas de aula ou em outros locais e formatos, conforme a natureza do conteúdo e da técnica pedagógica necessária, de forma presencial ou não presencial ou híbrida, síncrona (em tempo real) ou assíncrona (sem interação em tempo real), através de recursos e metodologias educacionais a critério do Colégio, sempre em conformidade com as diretrizes educacionais emanadas dos órgãos públicos competentes. A distribuição dos alunos nas salas de aula ou nas atividades educacionais é de inteira responsabilidade do Colégio. Os conteúdos programáticos serão oferecidos para proporcionar condições ao(a) aluno(a) de desenvolver sua aprendizagem. A fixação da carga horária semanal, a indicação de professores, os métodos de ensino e aprendizagem, a adoção de Recursos Educacionais de Tecnologia da Informação e Comunicação e plataformas educacionais, a orientação pedagógica e plano curricular são prerrogativas do Colégio.

26.5 O calendário escolar, respeitados as exigências legais de carga horária e o número mínimo de dias e horas letivos, poderá ser alterado a critério exclusivo do Colégio e conforme diretrizes e determinações dos órgãos públicos competentes.

26.6 O Colégio disponibiliza ou poderá disponibilizar Recursos Educacionais de Tecnologia da Informação e Comunicação ao(à) aluno(a), com acesso à internet para utilização com fins estritamente educacionais. O Colégio fica autorizado a bloquear o acesso aos conteúdos que não sejam adequados aos fins acima indicados, bem como monitorar, de forma razoável e proporcional, o uso de tais Recursos Educacionais pelo(a) aluno(a), incluindo a interceptação e leitura de arquivos armazenados nos servidores do Colégio e de mensagens enviadas e/ou recebidas em contas de e-mails do(a) aluno(a), vinculados ao servidor do Colégio, razão pela qual não haverá, portanto, privacidade em relação aos conteúdos ali veiculados, podendo o Colégio, em caso de violação de conteúdos, comunicar o fato aos órgãos competentes para as medidas cabíveis, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

26.7 Durante as aulas é necessário que os alunos mantenham a câmera e microfone ligados, estejam uniformizados, sentados à mesa e com o material exigido em cada aula.

26.8 Ficam os responsáveis e alunos cientes que o Colégio fará a captação e uso de imagem e voz do(a) aluno(a) beneficiário(a) durante as aulas e atividades pedagógicas desenvolvidas, com o emprego dos Recursos Educacionais de Tecnologia da Informação, para a prestação dos serviços educacionais.

26.9 Aos alunos é totalmente proibida a gravação, a filmagem, bem como a divulgação das aulas e atividades pedagógicas remotas prestadas pelo Colégio, com ou sem a participação do(a) aluno(a) beneficiário(a), sob pena de assumir de forma exclusiva e integral a responsabilidade por perdas e danos decorrentes da captação e divulgação não autorizadas.

26.10 Todos os itens constantes no regimento interno serão aplicados para este regime especial de aulas não presenciais.


27. Conclusão
A necessidade de medidas disciplinares nem sempre agrada a todos, porém o apoio às regras escolares é fundamental.
A força da escola baseia-se no apoio dos pais e está em transmitir aos filhos a diferença entre o que é aceitável, adequado ou não.
A autoridade dos pais e professores deve ser mantida e vista como uma ajuda ao crescimento do aluno/filho para viver na sociedade, na qual viverá conforme as regras.
É essencial a qualquer educação “familiar” ou “escolar” saber estabelecer limites e valorizar a disciplina. O agrupamento de alunos em classe e na escola apresenta muitas diferenças, desde a individualidade, estados emocionais, valores e características familiares, além das sociais, econômicas e culturais apresentadas por cada um, até mesmo pelos profissionais. Assim, as regras definidas têm a intenção de promover o respeito mútuo, ou seja, o respeito ao direito do outro.
Sem a definição dessas, o aluno não poderá saber até onde vão os seus limites. Crescer sem tê-los é transmitir a criança ou ao adolescente que ele tudo pode e sabemos que isto não é verdadeiro.
O papel do professor tem como objetivo o aprendizado dos alunos, entendendo que, para o professor desenvolver sua aula, a disciplina é vista como niveladora diante de tantas diferenças; assim o contexto escolar é obviamente menos permissivo que o ambiente familiar.
Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do aluno/filho; as divergências serão desfavoráveis e, obviamente, para o cumprimento das regras, deverá haver a condescendência e o apoio dos pais junto à escola.

Equipe Diretiva