O Colégio Desafio busca realizar um trabalho pautado no desenvolvimento intelectual e social de seus educandos, atendendo-os nos seus aspectos individuais e coletivos. A instituição se propõe a oferecer um ensino adequado a todas as faixas etárias que atende respeitando seus interesses e motivações, garantindo a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência e responsabilidade.

O Colégio Desafio considera o pressuposto de que um trabalho educacional só pode ser eficiente quando todas as partes envolvidas se integram, por isso busca incansavelmente a união do corpo docente, dos funcionários, dos alunos e suas famílias tornando o ambiente escolar dinâmico, solidário e cooperativo.

Nossa maior missão é formar com qualidade, referência e responsabilidade garantindo que todos os objetivos propostos para cada série escolar sejam efetivamente conquistados.

O Colégio Desafio fundamenta sua filosofia de educação na consciência de sua função em formar cidadãos autônomos, que busquem construir uma sociedade justa, ética e solidária. Através da educação com qualidade busca-se o desenvolvimento integral do educando conduzindo-o à ações criativas, éticas e respeitosas. Oportunizando assim, ao aluno a possibilidade de avaliar, cooperar e participar dessas ações permitindo-lhe compreender e enfrentar a complexidade do mundo que o cerca.

O Colégio Desafio, com base em seu projeto pedagógico, tem como valores:
• Respeito e Tolerância;
• Inovação tecnológica e pedagógica;
• Apreço a liberdade e a dignidade humana;
• Criticidade e criatividade;
• Desenvolvimento pessoal e social;
• Ética, integridade e honestidade como princípios de ação pedagógica;
• Compromisso com ações solidárias, que promovam justiça e paz;
• Valorização da cultura de nosso estado e nosso país;
• Capacitação permanente de todos os profissionais;